Lançado Adianti Framework 7.6!
Clique aqui para saber mais
Conexão com Firebird E ai galera!! gostaria de saber se o Framework é compatível com firebird e se for alguém teria um exemplo de como fica a configuração do arquivo .ini...Estou começando a trabalhar agora com o Adianti e estou adorando esse Framework, parabéns Pablo pelo excelente trabalho. Agradeço desde já. Abraços ...
JF
Conexão com Firebird  
E ai galera!! gostaria de saber se o Framework é compatível com firebird e se for alguém teria um exemplo de como fica a configuração do arquivo .ini...Estou começando a trabalhar agora com o Adianti e estou adorando esse Framework, parabéns Pablo pelo excelente trabalho.
Agradeço desde já.
Abraços

Pacotão Dominando o Adianti Framework 7
O material mais completo de treinamento do Framework.
Curso em vídeo aulas + Livro completo + Códigos fontes do projeto ERPHouse.
Conteúdo Atualizado! Versão 7.4


Dominando o Adianti 7 Quero me inscrever agora!

Comentários (12)


JD

Sim é compativel.
Basta instalar e habilitar o modulo PDO:Firebird : https://secure.php.net/manual/pt_BR/ref.pdo-firebird.php
Depois use o driver "ibase" no seu arquivo de configurações.
Caso dê erro por não encontrar o driver adicione o driver na classe TConnection

assim:
  1. <?php
  2. case 'ibase':
  3. $name = isset($host) ? "{$host}:{$name}$name;
  4. $conn = new PDO("firebird:dbname={$name}"$user$pass);
  5. break;
JF

Muito obrigado Jheferson vou testar aqui. Abraços
MD

Olá, boa tarde

Utilizo um banco de dados em FB para fazer as leituras e montar alguns gráficos, abaixo segue exemplo do arquivos ini que esta em app/config:

host = "192.168.0.1" port = "3050" name = "C:\Caminho\Do\Banco\Banco.FDB" user = "user" pass = "pass" type = "ibase


Dentro do Framework, conecto no banco assim (funcionando nas versões 3 e 4 sem alterações no Framework):
  1. <?php
  2.     // open a transaction with database 'firebird'
  3.     TTransaction::open('firebird');
  4. ?>
JF

valeu Marco Driemeyer me quebrei mas deu certo a conexão. Mas agora ta dando um erro que imagino que seja erro de compatibilidade do Framework com o Firebird...assim tenho uma aplicação que funciona com sqlLite porém quando troco para o Firebird da o seguinte erro.

SQLSTATE[HY000]: General error: -104 Dynamic SQL Error SQL error code = -104 Token unknown - line 1, column 97 LIMIT.

Só funciona quando faço a busca no banco com SQL manual, porém como já tenho filtros nessa pagina não gostaria de faze os SQL's tudo no braço; alguém tem alguma dica ai ou já aconteceu com mais alguém esse erro?
JF

Pelo que eu vi o Firebird não reconhece o comando "LIMIT" então não vou poder usar os filtros será q é isso msm ?? ou vai rola alguma atualização do Framework para ser 100% compatível com o FB. Aguardo alguma resposta
Obrigado
MD

Aqui para mim funciona normalmente com os Framework.

Podemos estar falando de alguma coisa em relação a versão do FB ou ainda em relação a configuração dele.

Minha versão do FB é a 2.5.2.
JF

valeu msm pela atenção Marco Driemeyer, vou ver isso da mais uma fuçada aqui e depois te falo o que deu.
Abraços
JD

Tente usar o FB 3.0
JF

valeu msm pela dica Jheferson Fonseca, vou fazer isso e depois posto o resultado aqui...é muito bom saber q tem bastante gente afim d sanar as nossas duvidas, estamos formando uma grande comunidade aqui ;).
Valeu galera abraços
JH

Boa Tarde Pablo,

Estou tendo problema, para conectar ao Banco Firebird, já fiz a alteração que foi informado por você acima no arquivo TConnection.class.php:

case 'ibase':
$name = isset($host) ? "{$host}:{$name}" : $name;
$conn = new PDO("firebird:dbname={$name}", $user, $pass);
break;

No arquivo ini já fiz a seguinte configuração:
host = "localhost"
port = "3050"
name = "C:CaminhoDoBancoBanco.FDB"
user = "user"
pass = "pass"
type = "ibase"

E no arquivo php.ini já descomentei a seguinte linha:
extension=php_pdo_firebird.dll

E mesmo assim quando tento conectar ao banco ele informa o seguinte erro: could not find driver.

Ficarei muito grato se poderem me ajudar !
Desde já agradeço.
SW

Bom dia amigos.
Preciso me conectar no banco firebird com php, ja tentei de tudo e acabei de encontrar este espaço e vi q algumas pessoas ja teve este assunto em pauta .
podem me ajudar ?
JF

Após estalar o drive e copiar as DLL para a pasta Bin do wamp e configuração fica a seguinte:
host = "127.0.0.1"
port = "3050"
name = "C:SistemasDB.FBD" //caminho do arquivo .FDB
user = "SYSDBA"
pass = "masterkey"
type = "ibase"


slog = "SystemSqllog"