A melhor parceira de TI para o seu negócio English version

Notícias

Adianti Framework, Adianti Studio, releaseAdianti Framework e Adianti Studio 1.0.2 são lançados
  • 17/10/2013
  • Adianti Framework, Adianti Studio

O Adianti Framework para PHP (www.adianti.com.br/framework) é um projeto open source que fornece uma infraestrutura de persistência, controle e apresentação para construção de sistemas de gestão de negócios. Tem como características a facilidade de aprendizado e o extenso uso de componentes para montagem de interfaces.

O Framework acompanha uma aplicação que demonstra suas principais características, o Tutor:
www.adianti.com.br/framework-tutorial

Dentre as características da nova versão estão: novos componentes como o TTreeView, que permite a montagem de árvores; melhorias em componentes existentes como o TEntry, que agora permite o uso de máscaras para digitação de valores numéricos, e melhorias no scrolling de datagrids; O framework também vem com novos exemplos que demonstram a construção de formulários Master/Detail, a construção de telas de checkout de produtos, a utilização de templates HTML para a decoração de formulários, a utilização de componentes para edição de HTML (THtmlEditor); e também um maior nível de controle ao desenvolvedor, com mais validações de parâmetros por meio do uso de interfaces, e uma depuração de erros mais precisa por meio de melhorias no controle de exceções.

O histórico de mudanças pode ser conferido em:
www.adianti.com.br/framework-changelog

Além disso, a terceira edição do livro Adianti Framework para PHP foi lançada, cobrindo inclusive as novidades da mais recente versão:
www.adianti.com.br/bkframe

O Adianti Studio também foi atualizado, confira as melhorias em:
www.adianti.com.br/studio-changelog

Adianti Framework, capacitação, tabelionato, software de gestão, ERP2º Tabelionato de Protestos de Porto Alegre também vai de Adianti Framework
  • 16/10/2013
  • Consultoria, Adianti Framework, Adianti Studio

O 2º Tabelionato de Protestos de Porto Alegre realizou a capacitação de sua equipe de TI no Adianti Framework nos dias 2,3,4 e 5 de Setembro de 2013. O objetivo do Tabelionato é desenvolver um novo software para gestão de seus processos, que envolvem atividades como: recebimento pedido de protesto de títulos; intimação de devedores; recebimento do valor dos títulos em seu poder; e expedição de certidões de atos.

A capacitação foi realizada nas dependências do Tabelionato pelos profissionais da Adianti Solutions. O 2º Tabelionato de Protestos de Porto Alegre, localizado no centro histórico de Porto Alegre, na Rua dos Andradas, 1234, e é associado ao Colégio Notarial do Brasil e à União Internacional do Notariado.

Equipe do tabelionato, juntamente ao instrutor (Nataniel)
Adianti Framework, Universidade, alunos, trabalhos acadêmicos, projeto webConvenio formaliza uso do Adianti Framework pelos Alunos da IMED
  • 23/09/2013
  • Adianti Framework, Adianti Studio

No dia 13 de Setembro de 2013, realizou-se nas faculdades IMED (imed.edu.br/), o Seniti (Seminário Nacional de Inovação em TI). Na noite da sexta-feira, Pablo Dall'Oglio, criador da Adianti Solutions, proferiu a palestra 'Adianti Framework para PHP' para a comunidade de TI presente no evento. Além disso, foi formalizado um convênio entre a Adianti e a IMED. Por este convênio, os alunos da IMED das disciplinas de projeto de software e de desenvolvimento Web, utilizarão o Adianti Framework, bem como o Adianti Studio Community em seus trabalhos acadêmicos. A Adianti se responsabiliza com a continuidade do Adianti Framework como sendo um software livre e disponibilizado para a comunidade.

Adianti Framework, Universidade, ERP, acadêmico, financeiroUCPEL utilizará Adianti Framework em novo ERP acadêmico
  • 12/08/2013
  • Adianti Framework, Adianti Studio

A Adianti Solutions realizou uma capacitação completa com a equipe de desenvolvimento do departamento de TI da Universidade Católica de Pelotas (www.ucpel.edu.br) nos dias 04, 05, 11, 12 de Julho de 2013. A equipe foi capacitada nos quesitos: Instalação, arquitetura, configuração, transações, manipulação de objetos e coleções, geração de modelos com o Studio Pro, elementos de apresentação, desenhando interfaces com Studio Pro, organização e controle, gerando páginas com Studio Pro, logins, relatórios, perfis, permissões, internacionalização, dentre outros.

Com a capacitação, a equipe está apta a iniciar novos projetos. O primeiro projeto, que se inicia já no mês de Agosto é a construção do novo ERP acadêmico, que gerenciará todo o relacionamento do aluno com a instituição: matrículas, acréscimos, cancelamentos, trancamentos, cobrança, financeiro, históricos, diários de classe, processo seletivo, dentre outros. O novo ERP, assim como outros projetos, serão desenvolvidos com o Adianti Framework com o apoio da Adianti Solutions. A Adianti já possui larga experiência neste tipo de sistema pois também possui a Univates (www.univates.br) como cliente há mais de 6 anos, tendo apoiado a mesma no desenvolvimento de vários sistemas acadêmicos.

Nascida com perfil comunitário, a Universidade Católica de Pelotas é a primeira Instituição de Ensino Superior do interior do Rio Grande do Sul, e dedica-se ao ensino, à pesquisa e à extensão. Embora a Universidade exista oficialmente desde 1960, sua história começou bem antes, com a faculdade de Ciências Econômicas, em 1937.

adianti, ucpel, php, orientação a objetos, coesão, acoplamento, interfaces, reflection, simplexml, pdo, web services, exceções, design patternsAdianti capacita equipe da UCPEL em PHP, OO e Design Patterns
  • 19/07/2013
  • Treinamento

Nos dia 24 e 25 de Maio e 14 e 15 de Junho, a Adianti Solutions capacitou a equipe da UCPEL (Universidade Católica de Pelotas) em desenvolvimento avançado com PHP, Orientação a Objetos e Design Patterns. O treinamento (www.adianti.com.br/training-phpoo), envolveu conceitos fundamentais da orientação a objetos (composição, agregação, herança, coesão, acoplamento, interfaces) com exemplos e exercícios em PHP; implementações do PHP relacionadas à orientação a objetos (métodos mágicos, autoload, reflection, SimpleXML, PDO, Web Services, exceções); Design Patterns relacionados ao mapeamento objeto-relacional (Table Data Gateway, Row Data Gateway, Active Record, Repository); e Design Patterns relacionados com aplicações de negócio como Front Controller e Template View. A capacitação faz parte do planejamento de TI da organização, uma vez que sua equipe de desenvolvimento iniciará nos próximos meses o desenvolvimento de um novo ERP.

Equipe da UCPEL que participou do treinamento
Adianti Studio, Adianti Framework, edição inline datagrid, datagrid filtro coluna, spinner, slider, tooltips, datagrid com checkbutton, sql server, oracle, interações em formulários, geração de gráficos, validadores de formuláriosAdianti Framework e Adianti Studio 1.0.1: Novos componentes e funcionalidades
  • 26/06/2013
  • Adianti Framework, Adianti Studio

O Adianti Framework para PHP (www.adianti.com.br/framework) é um projeto open source que fornece uma infraestrutura de persistência, controle e apresentação para construção de sistemas de gestão de negócios. Tem como características a facilidade de aprendizado e o extenso uso de componentes para montagem de interfaces.

Dentre as características da nova versão estão: possibilidade de edição inline de datagrids; filtragem no cabeçalho de datagrids; novos componentes (TSpinner e TSlider); definição de dicas de preenchimento (tips) de campos; criação de datagrids com checkbuttons; suporte à MS SQL Server e Oracle adicionados; suporte à interações dinâmicas nas trocas de valores em campos de formulários; novas classes para geração de gráficos; novos validadores de campos; e diversos novos tutoriais.

O histórico de mudanças pode ser conferido em:
www.adianti.com.br/framework-changelog

Além disso, uma nova edição do livro Adianti Framework para PHP foi lançada, cobrindo inclusive as novidades da mais recente versão. O livro pode ser conferido em:
www.adianti.com.br/bkframe

O Adianti Studio também foi atualizado, confira as melhorias em:
www.adianti.com.br/studio-changelog

Adianti capacita equipe técnica da Golfran no Adianti Framework
  • 05/02/2013
  • Treinamento, Adianti Framework, Adianti Studio

Nos dias 14,15,17 e 18 de Janeiro, a Adianti Solutions proveu capacitação no Adianti Framework e Adianti Studio para a equipe de TI da Golfran. A Golfran é uma das maiores empresas do Brasil em venda por catálogo. Fundada em 1986, é uma empresa de venda direta com uma sólida rede de distribuição para todo o Brasil. A maioria dos sistemas internos de gestão da Golfran são desenvolvidos em Delphi, mas a equipe de TI está capacitando-se para disponibilizar alguns módulos e funcionalidades pela Web para seus representantes.

Para vencer esses novos desafios, a equipe de TI escolheu o Adianti Framework, devido à facilidade e agilidade na criação de aplicações de negócio com geradores de formulários, listagens e inclusive a possibilidade de desenhar as telas da aplicação. Além disso, outro fato que chamou a atenção foi a extensa utilização de componentes, que lembra um pouco a organização do Delphi. Para Geison Shida, gestor de TI da Golfran, o aprendizado no framework foi rápido mesmo para quem não programava em PHP, e para tal foi fundamental o treinamento presencial, ministrado pelo próprio criador do framework. Ao final do treinamento, já estávamos aptos a desenvolver nossa primeira aplicação de negócios, criando as páginas com apenas alguns cliques.

Equipe da Golfran que participou do treinamento
php, framework, mvc, pdo, active record, front controller, ide, rad, web, gtk, multiplataforma, geração de código, desenvolvimento rápido, relatórios, formulários, listagens, datagrids, gráficos, banco de dados, análise, projeto, orientação a objetos, padrões de projeto, design patterns, delphi, delphi for phpAdianti Framework atrai desenvolvedores Delphi
  • 16/01/2013
  • Adianti Framework, Adianti Studio

Desde que foi lançado, o Adianti Framework tem atraído a atenção de diversos desenvolvedores de aplicações de negócio. Muitos desenvolvedores PHP têm relatado que finalmente têm um framework focado no desenvolvimento de sistemas de gestão, com facilidades para criação de telas que outras linguagens e IDE's já possuíam há mais tempo. Outra surpresa positiva é o crescente interesse de desenvolvedores Delphi na solução.

Os desenvolvedores Delphi vêem na solução uma IDE que permite desenhar interfaces de aplicações clicando e arrastando, e também vêem na linguagem do framework similaridades com o Delphi. No Adianti Framework, encontram componentes como TPage, TDataGrid, TAction e outros que lembram a sua linguagem de origem. Parece que o Adianti Framework veio para concretizar o desejo de muitos desenvolvedors de construir aplicações para a web com a mesma facilidade que são criadas as aplicações para desktop.

Tela para desenho de interfaces no Studio Designer
php, relatórios, reports, gerador de relatórios, ferramenta de relatórios, inteligência de negócios, BI, Business intelligence, painéis, dashboards, data warehouse, instituto bulla, gestão para farmáciasInstituto Bulla fecha parceria pelo uso do Adianti Reports
  • 12/01/2013
  • Serviços

Nos dias 7,8 e 9 de Janeiro, a Adianti Solutions realizou capacitação da equipe de TI do Instituto Bulla na ferramenta Adianti Reports. O Instituto Bulla, tem como atividade principal a consultoria em gestão para farmácias. Com clientes em todo o país, o instituto realiza análise e diagnóstico de gestão das farmácias, por meio de um método próprio que envolve um prévio levantamento de dados operacionais financeiros e de vendas. O método de trabalho do instituto é baseada na metodologia BSC (Balanced Scorecard) e tem como objetivo apresentar aos gestores uma visão crítica do negócio, por meio da interpretação de uma série de indicadores financeiros e comerciais.

Com o intuito de aprimorar este processo, até então com forte utilização de planilhas eletrônicas para análise dos dados, o instituto estudou diversas ferramentas de geração de relatórios e de Business Intelligence. Com base neste estudo, chegou ao Adianti Reports, software que demonstrou a possibilidade de resultados rápidos e com um custo total inferior à outros softwares tradicionais de mercado. Conforme o responsável pela de TI, Weusder Monteiro, com uma ferramenta tradicional de BI, os custos seriam muito maiores e não teríamos resultados concretos antes de 90 dias. Com o Adianti Reports poderemos ter resultados imediatos, e isso é muito importante para nosso negócio. A equipe considerou a ferramenta muito prática e intuitiva durante o treinamento. Com algumas horas de treinamento, os profissionais envolvidos já estavam criando relatórios com somatórios complexos e painéis com gráficos com um ótimo nível de interação com o usuário.

O Adianti Reports estará disponível para os clientes do Instituto, que poderão consultar os indicadores de negócio diretamente na ferramenta. Antes da disponibilização, a equipe de TI ainda trabalha na carga dos dados dos clientes para uma base de dados centralizada (Data Warehouse), a partir da qual os painéis de controle serão gerados e disponibilizados aos clientes por meio do Adianti Reports Portal, que faz parte da solução.

Painel com relatórios e gráficos de informações financeiras
php, relatórios, reports, gerador de relatórios, ferramenta de relatórios, inteligência de negócios, BI, Business intelligence, painéis, dashboards, data warehouse, univates, avaliação institucionalAvaliação Institucional da Univates roda com Adianti Reports
  • 11/01/2013
  • Adianti Reports

No final do ano de 2012, o setor de TI da Univates criou um novo software para preenchimento da avaliação institucional por parte de alunos, professores, coordenadores de cursos e funcionários. O novo sistema, projetado com o apoio da Adianti e implementado internamente atendeu completamente as expectativas quanto ao preenchimento de formulários totalmente dinâmicos e configuráveis.

A Avaliação Institucional é um dos processos que mais gera informações, provendo relatórios complexos com cálculos para coordenadores de curso, professores e reitoria. O projeto tinha como objetivo disponibilizar os relatórios no próprio sistema. Para prover os relatórios diretamente para a aplicação, foram utilizados Web Services do Adianti Reports. Os Web Services permitem que diferentes aplicações possam solicitar a geração de relatórios. Para tal, basta passar como parâmetro para o Web Service o caminho do relatório, formato a ser gerado, e parâmetros de entrada. Assim, o Adianti Reports gera o relatório dinamicamente e entrega o arquivo de resultado pronto para a aplicação disponibilizar este para o usuário.

Com o uso do Adianti Reports, ganhou-se muito tempo na geração de relatórios em comparação com avaliações anteriores nas quais os relatórios eram programados manualmente, utilizando bibliotecas como a FPDF. O usuário da aplicação não percebe a integração de aplicações que existe por trás desse processo. Ele vê uma só aplicação, a integração é totalmente transparente.

Exemplo de painel, onde o usuário pode colocar relatórios e gráficos