Lançado Adianti Framework 7.6!
Clique aqui para saber mais
IMAGENS - um grande desafio. Boas, Estou com uma duvida (problema) e gostaria de compartilhar com os senhores e ter a visão e idéias se possivel. Estou no final do desenvolvimento de uma Aplicação que consiste em varios modulos, que são acessiveis por Dominio e sub-dominios. Esta Aplicação vai ser acessada por varios clientes distintos entre si, por isso dos subdominios. O grande problema é que todos ...
MC
IMAGENS - um grande desafio.  
Boas,

Estou com uma duvida (problema) e gostaria de compartilhar com os senhores e ter a visão e idéias se possivel.

Estou no final do desenvolvimento de uma Aplicação que consiste em varios modulos, que são acessiveis por Dominio e sub-dominios.

Esta Aplicação vai ser acessada por varios clientes distintos entre si, por isso dos subdominios. O grande problema é que todos os cliente
irão fazer uploads de imagens e documentos, diria uma média de 20 por cliente.

A minha primeira opção seria guardar apenas o caminho no BD, a imagem / documento em algum lugar fisico onde todos pudessem ver,
ja que tanto os documentos quanto as imagens deverão ser compartilhadas.

Ai começa os proplemas:

Fisico.

1 - Controle das Img/Dcto (inclusão/exclusão/edicao);
2 - Compartilhamento, uma vez que deverá estar ao alcande de todos.
3 - Controle fisico, tipo subpastas
4 - Tudo tem um limite, assim tambem terei que pagar para aumentar espaço.

BD

1 - Custa, Talvez o maior problema, uma vez que poderia criar um BD só para guardar as imagens


Qual a opnião dos Senhores e fica aqui para aqueles que futuramente precisarem ou ja estão com o mesmo problema.

Abraços a Todos.

Curso completo Meu Negócio Pronto
Use para si, ou transforme em um negócio: Inclui aulas e códigos-fontes
Gestor de conteúdo (SITE) + Loja Virtual (E-Commerce) + Emissor de Notas para infoprodutos


Meu negócio pronto Quero me inscrever agora!

Comentários (5)


HD

Boa noite,

Então... não sei onde vc hospeda sua aplicação... no meu caso eu uso a infra da aws... e para as imagens/documentos eu armazeno no serviço S3... com o S3 eu faço o upload e só gravo o caminho que o S3 retorna na base de dados... dentro do S3 você pode controlar os buckets... criando pastas e subpastas pra armazenamento e acessos.

O preço de armazenamento é excelente, você pode conferir aqui: https://aws.amazon.com/pt/s3/pricing/

Mesmo se vc não usar a aws e decidir usar esse serviço pra armazenar seus arquivos, usa o sdk pra manipular os arquivos... também tem que configurar os acessos caso não seja público.

Eu citei a AWS porque é a que uso atualmente e pela infinidade de recursos disponíveis. Mas existem outros tbm.
MC

Hélquisson Dourado, boas

Vc consegue fazer upload pelo sistema ?
HD

Sim... eu uso o SDK da AWS para upar os arquivos! Você usa o TFile ou o TMultiFile normalmente... depois de submeter o form envia pro destino.
MC

Valeu, obrigado!

Vou estudar bem sobre tudo isso.
MC

Resolvido,

Estou fazendo todo o processo via FTP, subindo as imagens para os devidas pastas no servidor, isso não importa o local de repositório.

Para isso criei uma classe especifica FTP.

Hélquisson Dourado, valeu pela dica do Repositorio, e sim o valor e muito convidativo, mas no meu caso eu tenho "ainda" muito espaço no
meu servidor.

Abraços;